Regras de ouro: o que é preciso para aprender inglês de verdade

Regras de ouro: o que é preciso para aprender inglês de verdade

Hello, student! How are you? 😀

Muitas vezes ao começar a aprender um idioma ou até mesmo após anos e anos estudando e sentindo que não estamos aprendendo de fato, nos perguntamos o que há de errado ou o que mudar para que finalmente alcancemos a tão sonhada fluência, certo?

No post de hoje eu vou te contar quais são as 5 regras de ouro para aprender inglês de verdade e de uma vez por todas. Pode ser que você nunca tenha pensado nelas dessa forma, pode ser que você já aplique algumas, mas é muito importante que siga todas as 5 para que realmente chegue lá de forma prática e efetiva.

Let’s check them out!

1. Tenha um objetivo claro (e sempre lembre-se dele)

Essa é a primeira regra do que é preciso para aprender inglês, pois é a primeira coisa que você precisa fazer ao iniciar os estudos, não só de inglês, mas qualquer outro idioma.

Quando definimos um objetivo, é muito mais fácil nos mantermos motivados. Muitas vezes, aquelas palavras no livro, os exercícios infinitos e horas e horas tentando falar com uma pronúncia correta não fazem tanto sentido para nós, nos cansamos e pensamos em desistir. Lembrar do motivo maior para passar por tudo aquilo é sempre necessário para continuar os esforços.

Quando eu comecei, meu principal objetivo era entender e conseguir cantar minhas músicas favoritas. O seu pode ser conseguir uma promoção no trabalho, mudar para outro país, compreender estrangeiros…

Para lembrar, eu recomendo colocar um lembrete em um lugar que vê sempre, como por exemplo: um post-it no seu computador ou a foto da cidade que você sonha visitar de plano de fundo no seu celular.

2. Esteja imerso e engaje com tudo que envolve o idioma

Precisamos lembrar de algo muito importante: inglês não é apenas uma matéria escolar. Ou seja, não aprendemos apenas para passar de ano ou tirar nota, certo?

Como parte da grade curricular, muitas pessoas aprendem apenas por obrigação, mas esquecem de todas as maravilhas que acompanham um idioma. Como por exemplo, acesso a vídeos divertidos em inglês, conteúdos dos mais diversos temas, que muitas vezes nem existem em português, a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro e interagir com elas, ou poder viajar para a maioria dos países sem preocupação com a comunicação.

O inglês, sendo falado por milhões de pessoas pelo mundo, pode ser encontrado em muitos lugares fora da sala de aula. É muito importante estar imerso em tudo que o envolve, como a cultura americana, inglesa, australiana, e de outros países que o tem como língua-mãe.

Eu recomendo ver vídeos com temas que te interessem em inglês, ouvir podcasts, acompanhar blogs, jogar jogos, ouvir músicas, tudo isso no seu momento de pausa e entretenimento, é o verdadeiro: estudando, mas sem estudar.

3. Reúna recursos

Como demonstrado no tópico anterior, o inglês é muito presente nas nossas vidas. Aposto que mesmo antes de iniciar os estudos você já conhecia diversas palavras em inglês como: CD, laptop, apple, pen drive, etc.

Se mesmo sem o intuito claro de aprender, você já tinha acesso a conteúdos e palavras em inglês, com esse objetivo determinado é possível reunir diversos recursos tanto online quanto offline para aprender, como por exemplo: livros de gramática, livros didáticos, dicionários, fóruns, sites de ensino (como este em que você está hihi), cursos online e presenciais, apostilas, textos, jornais, revistas, posts, músicas e mais.

Com toda essa disponibilidade fica muito mais fácil aprender de vez!

4. Preste atenção aos detalhes

Mesmo estando em todo lugar, muitas vezes acabamos por nos atentar e focar os estudos apenas nos tópicos principais. O que as escolas mais gostam de ensinar são tempos verbais, como os famosos: Simple Present, Simple Past ou Present Perfect.

Sim, eles são super importantes, mas você sabia que o que te torna fluente ou avançado são os detalhes? Como por exemplo, as collocations, as prepositions, os diferentes usos/significados de uma única palavra ou verbo. E todas essas coisas você pode aprender nas aulas, mas também pode reforçá-las vendo como de fato são usadas em séries e filmes, por exemplo.

Além disso, acho super válido praticar com falantes nativos em apps como o Hello Talk (app de idiomas voltado 100% para prática e aprendizado) ou nas redes sociais mesmo (Instagram, Twitter, Facebook, etc).

5. Mantenha a consistência

Por fim, mas com certeza não menos importante, temos a consistência.

Se você algum dia começou a aprender inglês totalmente animado(a) e aí por algum motivo parou por um tempo, você pode ter percebido que esqueceu algumas palavras ou a forma de construir certas frases, por exemplo.

Para evitar o esquecimento e garantir que o inglês entre na sua mente de vez, é muito importante manter a consistência, estabelecer uma frequência de estudos e mandar ver.

Eu recomendo estudar firme de uma a duas vezes na semana (conteúdos gramaticais, novo vocabulário, etc) e nos demais dias entrar em contato com o idioma através de conteúdos de entretenimento (vídeos, séries, filmes e música, por exemplo). Alunos que param seus estudos por um tempo, mas mantém a prática de outras formas têm muito menos chance de esquecer o que aprenderam.

Então, o que achou dessas regras de ouro com o que é preciso para aprender inglês? Você já aplica todas? Quais pretende incorporar à sua rotina de estudos? Me conta aqui nos comentários ou lá no Insta @englishwithnah.

Espero que esse post tenha te ajudado. See you! 🙂

Teacher Nah

Teacher com anos de experiência no ensino de inglês através da PNL. Com cursos certificados em comunicação, programação neurolinguística, neurociência, técnicas de ensino de inglês como língua estrangeira e inovação.

Deixe um comentário